Como identificar problemas elétricos em casa? Saiba agora!


Como identificar problemas elétricos em casa? Saiba agora!

Encontrar um problema enquanto ele ainda é pequeno e fácil de resolver quase sempre é a diferença entre ter uma solução rápida e barata ou ter que fazer uma grande reforma. Esse é o caso de vários contratempos elétricos em casas e prédios. Se você notá-los primeiro, poderá chamar um profissional e pedir a manutenção adequada imediatamente.

Claro, para isso, você deve estar atento aos sinais de que sua rede elétrica pode estar com algum problema. Mesmo coisas aparentemente inofensivas podem levar a grandes complicações se deixadas de lado.

Para ajudar com isso, separamos aqui sinais de problemas elétricos que você pode monitorar com facilidade. Confira logo abaixo.

Fios gastos

Com o tempo, todo material da sua rede elétrica tende a se desgastar. Fios, por exemplo ficam descascados, amassados ou começam a apodrecer depois de alguns anos. Esse é um sinal bem óbvio de que a fiação não está em boas condições e precisa ser substituída imediatamente.

Em geral, isso pode ser um sinal de que ela já está muito velha ou que a forma como é usada atualmente não é compatível com sua estrutura original.

Rede emitindo muito calor

Parte da energia que sua casa puxa dos cabos é perdida na forma de calor em vez de ser usada nos aparelhos. Hoje em dia, a maior parte deles é feita para ser mais eficiente, aquecendo o mínimo possível.

Sendo assim, quando a temperatura dos fios e aparelhos fica alta demais rapidamente, é sinal de que há problemas elétricos em sua casa. Pode ser difícil identificar a causa e, por isso, é sempre recomendado chamar um profissional.

Dica: Materiais elétricos: 4 dicas para otimizar o uso de fios e cabos em obras

Disjuntores desarmam à toa

Todos já passaram por uma situação em que usaram muita energia por muito tempo e a luz apagou. Isso era só o disjuntor desarmando para evitar problemas maiores na rede.

Porém, ele não deve desarmar com frequência demais, especialmente com coisas que você já tinha o costume de fazer normalmente. Talvez haja um consumo extra na rede ou a própria peça esteja com defeito.

Oscilações de energia

Se as luzes ficam mais fracas ou fortes repentinamente, então a energia que chega à sua casa não está muito estável. Algumas oscilações são comuns quando você liga aparelhos grandes, mas elas não deveriam ocorrer ao longo do dia sem aviso.

Além disso, essa variação pode danificar os equipamentos que já estão conectados à rede — permanentemente, inclusive.

Guia para a reforma ou instalação elétrica da sua obra

Relógio de luz inconsistente

Por fim, o relógio que mede o consumo de energia em sua casa também deve receber alguma atenção. Quando há problemas na sua estrutura, como aparelhos que puxam força demais e passivamente, fios cruzados ou gatos, o relógio continua em gerando gastos, mesmo estando desligado.

O que você deve fazer é simples: desligue a rede e veja se o relógio continua se movendo. Se ainda estiver registrando o gasto, então chame um eletricista urgentemente!

Agora que você sabe pelo que procurar, pode identificar e resolver vários problemas elétricos em sua casa rapidamente. Ajude a mais pessoas saberem disso! Compartilhe o artigo nas redes sociais e mostre como é simples evitar essas situações.




Por
26/09/2018

O Verona Materiais de Construção está a mais de 20 anos no mercado, com foco em bom atendimento ao cliente, comprometimento, respeito e preços competitivos.

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!