
Você já tentou imaginar como seria a vida sem eletricidade? Certamente não seria nada fácil. Afinal, ela faz parte de todos os nossos momentos no dia, seja no trabalho ou em casa.
Por esse motivo, é fundamental atentar em determinados detalhes na hora de comprar material elétrico para obra ou reforma da sua casa. A inadequação da instalação ou má qualidade dos materiais é causa de sérios perigos como curtos-circuitos e choques, além de elevar o consumo de energia.
Para evitar esses riscos, separamos dicas valiosas que você precisa conhecer para escolher os melhores materiais elétricos. Confira!
Priorize a qualidade dos produtos
Ao comprar material elétrico é fundamental ter consciência de que o preço não deve ser o principal critério na escolha dos produtos. É imprescindível adquirir itens de qualidade e com marcas conhecidas pela boa reputação no mercado.
Assim, haverá mais segurança na residência e menos chance de necessidade de futuros reparos. Além disso, verifique se os produtos estão de acordo com as normas técnicas da ABNT e se apresentam o selo do Inmetro.
Dica: Veja as principais causas do curto circuito elétrico e como evitar
Liste os materiais necessários
Antes de comprar os materiais elétricos, faça um levantamento de tudo que será necessário: disjuntores, interruptores, cabos, fios, dentre outros.
Essa prática evitará a compra desnecessária de produtos que não serão utilizados na obra ou a falta de algum deles, fazendo com que você precise retornar mais vezes à loja.
Procure orientação profissional
Os materiais elétricos têm inúmeras diferenças e especificações técnicas. Logo, uma pessoa não especializada pode cometer algum erro na compra. Por esse motivo, um profissional poderá indicar com precisão quais produtos e suas respectivas quantidades serão necessárias em cada tipo de serviço.
Uma excelente opção é procurar por lojas especializadas que ofereçam venda consultiva. Ou seja, o vendedor vai até o local da obra e avalia o que será preciso, evitando falta ou desperdício de material.
Não use cabos desbitolados
Cabos desbitolados são aqueles que têm menos cobre que o exigido pela norma. São mais finos e mais baratos, mas jamais devem ser utilizados.
Além de não conduzirem energia adequadamente, esses cabos aumentam os riscos de curtos-circuitos, incêndios e danos nos aparelhos que forem ligados à rede elétrica da construção.
Clique no banner e saiba como reformar ou fazer a instalação elétrica de forma segura e prática!
Atente ao consumo de energia
Além da qualidade, o consumo de energia também deve ser considerado ao comprar material elétrico. Caso contrário, sua conta de luz será bastante cara.
Desse modo, opte por produtos que consumam pouca energia elétrica, a exemplo das lâmpadas de LED, que têm alta durabilidade e luminosidade e gastam menos que as tradicionais.
Agora que você conhece as nossas dicas, comprar material elétrico vai ser muito mais simples, rápido e econômico. Vale lembrar que materiais antigos ou improvisados jamais devem ser reutilizados. Isso porque eles comprometem a segurança e o funcionamento da sua obra, podendo causar curtos-circuitos, picos de energia, alto consumo energético, superaquecimento e incêndios.
Deseja comprar produtos de excelente qualidade e contar com a ajuda de profissionais? Então, entre em contato com o Verona agora mesmo. Temos tudo o que será necessário para sua obra!