5 dicas para acabar com os cupins de madeira em sua casa


5 dicas para acabar com os cupins de madeira em sua casa

Provavelmente você já deve saber que os cupins de madeira são capazes de destruir portas, rodapés, móveis, pisos, estruturas internas de casas e demais itens constituídos do material, não é mesmo? Isso ocorre porque os cupins se alimentam da celulose, encontrada em grandes quantidades na madeira. Normalmente, eles entram na parte interna, que é mais úmida e escura, se alimentam e deixam no chão o característico pó granulado.

Por esse motivo, resolvemos apresentar neste post dicas infalíveis de como acabar com os cupins de madeira em sua casa. É importante mencionar que para identificar a presença dos insetos você deve analisar os resíduos deixados por eles em cada cômodo, já que são capazes de corroer toda a parte interna sem destruir o lado externo. Ficou interessado? Então continue com esta leitura para saber mais!

1. Examine as madeiras da casa para encontrar todos os focos

Devido à capacidade que os cupins têm de corroer somente a parte interna da madeira, deixando a externa praticamente intacta, é importante encontrar todos os locais que podem estar sendo danificados antes de iniciar o processo.

Para isso, basta seguir o pó granulado que eles liberam após se alimentarem da madeira ou procurar por buracos em pisos, rodapés e em fendas de parede, por exemplo. O item danificado fica oco e sob pressão pode afundar, rachar ou até mesmo quebrar. É válido mencionar ainda que esse tipo de inseto vive em colônia, ou seja, em grupos.

Dica: Como economizar água e energia no banheiro da casa?

2. Utilize inseticidas para madeira

Considerado o método mais comum para exterminar os cupins da sua casa, o uso do inseticida é bastante eficaz, entretanto é importante ser cauteloso e comprar um produto próprio para madeira.

Atualmente, existem inseticidas de baixa toxidade e de alta resistência. Você deve aplicá-los no local danificado e de aglomeração dos insetos, conforme recomendação do fabricante. Como, em geral, o produto possui cheiro forte e pode ser tóxico, recomenda-se utilizar luvas e máscara durante a aplicação. Também é indicado ficar longe do local por 72 horas, evitando reações respiratórias e alérgicas.

3. Utilize vinagre

Podendo ser utilizado puro ou em proporções iguais se misturado com água, o vinagre é uma substância caseira, mas muito eficaz para combater cupins. Em uma garrafa com spray, borrife o líquido no local em que os insetos estão instalados.

Além de matar os cupins que estão ali presentes, o método impede a recolonização do local. O indicado é fazer mais de uma aplicação para dissuadir os outros cupins de usar aquele mesmo ambiente como abrigo.

Dica: Saiba como economizar energia otimizando a iluminação no seu imóvel

4. Aplique óleo de laranja

Em pequenos focos de cupim, a utilização do óleo de laranja é capaz de matar os insetos logo que entrar em contato com eles. A vantagem desse método é que ele não é tóxico, não agride o meio ambiente e pode ser usado próximo dos animais sem problema.

Pegue o óleo (você encontra em farmácias de manipulação, casas de limpeza e de perfume e em lojas de produtos naturais), coloque-o em um spray e pulverize-o no local atingido. Você ainda pode prevenir o problema pulverizando um pouco do produto nos móveis e passando um pano por cima nos dias de faxina.

5. Contrate uma equipe especializada

Em casos mais graves de infestação, o ideal é contratar uma equipe especializada para descupinizar o local. Além de estarem mais preparados, os profissionais têm os produtos necessários para acabar com quantidades maiores de insetos. Eles também podem descobrir com mais facilidade os focos das colônias.

Agora que você já viu dicas de como acabar com os cupins de madeira em sua casa, fique atento às informações e evite que o problema se agrave. Não se esqueça de que essas são formas simples e eficazes de garantir a manutenção do seu lar no dia a dia, assim como a limpeza do ambiente.

Gostou do artigo? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem acabar com os cupins. Até mais!

 




Por
31/01/2018

O Verona Materiais de Construção está a mais de 20 anos no mercado, com foco em bom atendimento ao cliente, comprometimento, respeito e preços competitivos.

 


Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!

Assine nosso blog

Não perca nenhuma novidade!