
Ao reformar ou construir uma casa é fundamental estar muito atento às escolhas dos acabamentos, que são numerosos. Entre eles, está o revestimento do piso. Afinal, a escolha errada traz incontáveis e grandes incômodos. Não basta pensar apenas na decoração.
É preciso analisar se o material é o mais adequado ao ambiente conforme o uso e as necessidades. O porcelanato se tornou o preferido entre o público brasileiro devido à sua variedade de opções e vantagens. Quer saber quais são elas? Então, continue com a leitura deste post!
Quais as características do porcelanato?
O porcelanato é um material produzido a partir de quartzo, argila e outros elementos moldados, que são prensados e secos a altas temperaturas. Esse tipo de revestimento é bastante versátil e por isso pode ser utilizado tanto interna quanto externamente.
Geralmente as peças possuem acabamento vitrificado, uniformidade na coloração e boa resistência a desgastes. É considerado um piso nobre, enriquecendo qualquer decoração. Algumas versões reproduzem outros materiais, como o mármore, cimento, pedras ou madeira.
No entanto, por haver diversos tipos, é preciso saber qual é a melhor opção para determinado ambiente de acordo com o uso do local. Afinal, ninguém deseja investir em um revestimento que tenha vida útil curta, não é mesmo? A seguir, veja os aspectos que precisam ser levados em conta ao escolher o porcelanato.
Dica: Como escolher o tipo de piso ideal para cada ambiente da casa?
Resistência
A durabilidade do porcelanato é indicada pelo PEI (Porcelain Enamel Institute). Trata-se de uma sigla para representar a escala de resistência à abrasão e é informado pelo fabricante. Sendo assim, tem-se:
- PEI 0: sua resistência é nula, ou seja, não suporta atrito. Por isso seu uso é indicado apenas pare paredes;
- PEI 1: apresenta baixa resistência e é indicado para locais de pouco acesso;
- PEI 2: tem uma resistência considerada média baixa. Então, é utilizado para áreas de circulação moderada, como banheiros residenciais;
- PEI 3: por oferecer resistência média alta, pode ser aplicado em qualquer ambiente residencial;
- PEI 4: como tem resistência alta, além de ser indicado para todas as dependências de uma casa, também pode ser usada em pequenos ambientes comerciais;
- PEI 5: altíssima resistência e, por isso, é a melhor opção para ambientes externos e comerciais de grande circulação.
Tipos de porcelanato
Após escolher a durabilidade mais adequada, é o momento de optar pelos tipos do revestimento:
- polido: superfície extremamente lisa e com brilho. É recomendado para cômodos como o quarto, corredores, hall de entrada e salas. Quando utilizado em ambientes úmidos, pode ficar escorregadio;
- acetinado ou técnico: apresenta brilho mais discreto que o anterior e pode ser aplicado mesmo em banheiros e cozinhas, já que é menos escorregadio;
- esmaltado: tem uma camada de esmalte que o faz apresentar uma grande diversidade de acabamento: fosco, brilhante, áspero, liso. É a melhor alternativa para ser usada em áreas úmidas e externas.
Quais as vantagens de usar porcelanato no piso?
A seguir, conheça os principais benefícios do porcelanato, que fizeram com que fosse o revestimento mais utilizado atualmente:
- grande variedade de texturas, tamanhos e cores;
- pode compor diferentes tipos de projetos;
- diferentes faixas de preço devido à sua diversidade;
- apresenta baixa absorção de água;
- tem excelente vida útil quando o PEI adequado é escolhido;
- deixa qualquer ambiente mais sofisticado, principalmente as grandes áreas;
- é fácil de limpar;
- pode ser facilmente reposto;
- não exige mão de obra especializada para a instalação;
- pode ser utilizado tanto na parede, quanto no piso, em áreas externas e internas.
Saiba no banner abaixo como planejar ou fazer a aplicação de revestimento em qualquer parte de sua casa.
Enfim, o porcelanato é um tipo de revestimento bastante versátil, o que possibilita seu uso em qualquer projeto de decoração e estilo. Essa grande diversidade também se reflete em seu preço. O ideal é procurar uma loja de material de construção que conta com profissionais bem capacitados. Dessa forma eles indicarão qual o tipo de porcelanato mais indicado para o seu objetivo na obra.
Se você gostou deste post, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro dos benefícios desse revestimento!